Utilização da Mecânica de Fluidos Computacional na análise de soluções de arrefecimento passivo

O caminho para se conseguirem edifícios com necessidades quase nulas de energia obriga a um esforço no sentido de se reduzirem as necessidades de aquecimento e arrefecimento, aperfeiçoando o comportamento passivo do edifício, reduzir as cargas térmicas internas na medida do possível, selecionar os sistemas de AVAC mais eficientes e recorrer a sistemas de produção de energia renovável. Sempre que as condições exteriores o permitam, deve recorrer-se a meios passivos para aquecer ou arrefecer os espaços interiores, evitando-se dessa forma o recurso a sistemas que consumam mais energia.

Para a adoção de aquecimento ou arrefecimento passivo é essencial a verificação do comportamento dos edifícios sem os sistemas ativos em funcionamento e adequá-los, por forma a termos condições de conforto durante o maior período de tempo possível, com o recurso exclusivo a sistemas passivos ou híbridos, sempre que as condições exteriores o permitam. A Mecânica de Fluidos Computacional é uma ferramenta que permite simular os escoamentos e as trocas térmicas com uma grande precisão, sendo um contributo precioso no desenvolvimento de soluções de baixo consumo ou consumo quase nulo de energia, sendo possível delimitar as condições necessárias para um desempenho otimizado.

Com a Mecânica de Fluidos Computacional é possível ter uma visualização gráfica da distribuição de diversas variáveis, tais como perfis de velocidade do ar e temperatura interior, com uma grande precisão nos resultados, obtendo-se uma imagem de fácil leitura e interpretação, que permite aperfeiçoar o desempenho energético dos edifícios, verificando o nível de conforto térmico resultante com base na norma ISO 7730, com uma boa fiabilidade dos resultados e menor custo de engenharia, face ao que existe noutras metodologias (por exemplo a criação de modelos à escala).

Serão apresentados diversos exemplos de recurso à simulação para análise e aperfeiçoamento de soluções, sendo que este tipo de simulação deu um enorme contributo para a perceção do caminho a seguir para a obtenção da melhor solução de climatização ou de desempenho passivo. (...)

Artigo completo na Avac Magazine nº 1 jan/jun 2022

José Vaz Afonso

Engiprior Lda

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.