Campanha da DECO PROteste incentiva compra de ar condicionado

Foto Sprinter_Lucio/ Pixabay

Christina Genet

A organização de defesa dos consumidores portuguesa integra um consórcio europeu que visa promover e implementar bombas de calor. O projeto envolve ações de compras coletivas e workshops informativos.

Tanto no inverno que no verão, a precariedade energética continua a ser uma realidade em Portugal. Segundo dados de recenseamento recolhidos pelo INE em 2021, cerca de 30 % das casas não possuiam aquecimento central. Muitas vezes, as pessoas não conseguem suportar o elevado investimento inicial da instalação e faltam de informação sobre o tema. Com o objetivo de democratizar o acesso a equipamentos de ar condicionado, a DECO PROteste lança uma campanha para incentivar a compra e utilização de ar condicionado através da plataforma Ar Condicionado Fácil.

A inciativa pretende apoiar os consumidores com avaliações das suas habitações para perceberem melhor as suas necessidades e fornecer documentação detalhada sobre estes equipamentos e as opções de financiamento disponíveis para a compra e instalação. Os aparelhos de ar condicionado apresentam, de facto, uma elevada eficiência energética e podem, assim, contribuir para a redução significativa das faturas. Além disso, são de fácil manutenção e sustentáveis, pois conseguem aquecer no inverno e arrefecer no verão.

A DECO PROteste lançou esta campanha no âmbito do projeto europeu CLEAR-HP (Consumers Leading EU’s Energy Ambition Response through uptake of Heat Pumps), um consórcio financiado pela União Europeia, cujo objetivo é promover a implementação de bombas de calor. Para tal, serão dinamizadas compras coletivas em sete países europeus. A DECO PROteste lidera a implementação do projeto a nível nacional e decidiu focar-se em sistemas de ar condicionado. A organização de defesa dos consumidores espera assim envolver mais de 40 000 beneficiários de bombas de calor até ao final da campanha.

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