Solução para a corrosão nos anéis hidráulicos de AVAC
A existência de ar nos anéis hidráulicos de AVAC é prejudicial à funcionalidade dos componentes automáticos, reduz a eficiência do conjunto e, como consequência, provoca o aumento de manutenção, e vai-se agravando até à falha total dos componentes das instalações.
Gases como o oxigénio e o azoto, que existem naturalmente na água, entram no sistema durante o enchimento inicial, e têm de ser contidos dentro de limites para que se reduza a corrosão e se passe a obter uma eficiência adequada da instalação. Sabemos, por experiência, pelos nossos próprios estudos e investigações, para além do conhecimento geral, das enormes vantagens das nossas tecnologias para evitar e reduzir o gás em sistemas de AVAC. Os sistemas de desgaseificação são a solução para o problema.
A importância da pressurização dinâmica é fundamental para a eficiência da transferência térmica nos anéis hidráulicos de AVAC, assegurando a máxima funcionalidade do sistema.
Como solucionar a corrosão
O azoto é o componente principal do ar, é um gás inerte e não é consumido em reações químicas, como o oxigénio, pelo que se acumula na água do sistema. A solubilidade do azoto depende da pressão e da temperatura, tal como é descrita pela lei de Henry.
Com pressões mais baixas a solubilidade diminui, razão pela qual os gases se difundem em pontos altos do sistema, formando microbolhas ou mesmo bolsas de gás. As bolhas livres no fluxo, para além das perturbações de circulação, podem aumentar a erosão e remover camadas protetoras inibidoras da corrosão, bem como acelerar o desgaste das bombas e válvulas. Quando estas bolhas se acumulam, são criadas bolsas de gás nas tubagens. (...)
Reflex Winkelmann GmbH
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar