Disponível sexta edição da AVAC Magazine

Fotografia: Jane Doan_Unsplash

Estimados(as) Leitores(as), esta é a última vez que escrevo o editorial da revista AVAC Magazine!

Passo a explicar. Com as eleições para os Órgãos Sociais da EFRIARC Biénio 2023-2025, que decorreram a 23 de novembro, a nossa associação passou a ter uma nova Presidente e, consequentemente, uma nova Diretora da revista.

Desde o início que todos os meus editorais têm sido escritos propositadamente como se se tratasse de uma conversa íntima com os leitores, com considerações sem grande profundidade técnica ou científica, sem conjeturar sobre o estado do panorama nacional e/ou internacional e (quase) sem expressar as minhas opiniões. Tenho deixado essas abordagens para os autores dos artigos técnicos e do artigo de opinião e para o entrevistado de cada edição.

Continuando nesse tom, talvez seja altura de fazer uma retrospetiva sobre como tudo aconteceu e, quiçá, perspetivar o futuro, manifestando, entretanto, algumas inquietações.

A AVAC Magazine resultou do desafio lançado pelo Grupo Publindústria/Engenho e Média, Lda. à EFRIARC no início do ano de 2020. Contudo, o lançamento do primeiro número da revista apenas ocorreu em maio de 2022, simultaneamente com a realização do CIAR 2022. Com muito esforço, sobretudo do Presidente da Comissão Técnica da EFRIARC, Eng.º José Manuel Chaves Pereira, conseguimos chegar hoje à edição número 6 e, no próximo ano, deveremos ter mais quatro edições, ao ritmo de uma nova revista por trimestre.

Pessoalmente, acho que coletivamente temos feito um bom trabalho e que a revista possui não só conteúdos de qualidade, mas também que apresenta (e representa) características diferenciadoras que os nossos associados apreciam e com as quais se identificam. Mas (há sempre um “mas”) por vezes ouço críticas (curiosamente sempre provenientes de não associados) à existência da AVAC Magazine. Preocupa-os que haja “muitas revistas no mercado português”, o qual, dizem, é “muito pequeno”! Com esses não me tenho preocupado, mas, enquanto presidente da EFRIARC/Diretor da revista, fico sempre apreensivo com a possibilidade de este caminho que decidimos percorrer não ser do interesse dos nossos associados, individuais ou coletivos (Beneméritos). Recordo que um projeto editorial, tal como um projeto de engenharia, necessita de retroalimentação para ir ao encontro das expectativas das partes interessadas, sendo que neste caso particular o “cliente final” são os leitores. Assim, volto a questionar, pela última vez, o que pensa sobre este assunto quem está a ler estas parcas palavras. Todas as opiniões enviadas, sejam elas sobre a forma ou sobre o conteúdo, serão de certeza bem acolhidas por quem me suceder.

Para terminar, quero aproveitar este espaço de reflexão para endereçar os parabéns e os votos de muitos sucessos à nova Direção da EFRIARC, composta pelos engenheiros Cláudia Casaca (Presidente), António Sampaio (Vice-Presidente), António Figueirinhas (Tesoureiro), Ana Fernandes (1ª vogal) e Jorge Santarém (2º vogal).

Boas leituras e… vemo-nos por aí!

Editorial da Avac Magazine nº 6 out/dez 2023

Luis P. C. Neto

Ex-diretor da Avac Magazine

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.