O passaporte dos edifícios – Introdução e enquadramento

Fotografia: Valentyn Chernetskyi_Unsplash

Todos assistimos à extrema pressão que se vem exercendo, a todos os níveis (internacionais, europeus e nacionais), sobre as alterações climáticas, a temperatura do planeta (e em particular a temperatura dos oceanos) estando, na origem de tudo, as emissões de carbono.

As reacções a estas questões têm sido, em grande parte, alarmistas e hipócritas, ou negacionistas e irresponsá­veis, normalmente suportadas na ignorância e/ou defesa de interesses políticos ou privados.

No entanto, independentemente dos “argumentos” de uns e outros, é hoje consensual na comunidade científi­ca que existe um risco potencial elevado, sendo urgente a tomada de medidas que assegurem a descarboniza­ção do planeta, mantendo os objectivos estabelecidos em Paris e reafirmados em Glasgow (Novembro de 2021), de garantir que o aumento da temperatura global após o período pré-industrial não ultrapasse 1,5 °C, por for­ma a reduzir as consequentes alterações climáticas que apresentam já fenómenos extremos de intensidade e frequência agravadas. (...)

Por Luís Malheiro, presidente do Conselho de Administração, LMSI - Engineering

Artigo de opinião completo em Avac Magazine nº 6 out/dez 2023

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.