Como deve o setor do AVAC posicionar-se, face a uma crise energética

Os últimos anos têm sido conturbados, tanto para empresas como para as famílias, devido à pandemia. Apesar da crise que se sentiu em diversas áreas de atividade, o setor do AVAC beneficiou de não ter estado condenado a parar. Verificou-se uma enorme resiliência e rápida adaptação dos profissionais do setor a uma nova realidade, com isolamentos profiláticos e trabalho à distância (quando possível). Conseguiu-se manter o setor a funcionar, tendo, em muitos casos, o problema residido no fornecimento de equipamentos, verificando-se roturas de stock e escassez de matérias-primas (situação ainda não normalizada).

Os profissionais do setor do AVAC foram capazes de prestar esclarecimentos e corrigir informações erradas, que inicialmente foram difundidas nos media, em que se colocavam os sistemas de AVAC como contribuintes para a propagação do SARS-CoV-2, tendo-se passado a enquadrar as instalações de AVAC como uma possível solução para o controlo da sua propagação. Foram envolvidos fabricantes, que em pouco tempo apresentaram equipamentos desenvolvidos especificamente para mitigar a concentração e difusão do vírus em espaços interiores, projetistas e empresas de instalação e manutenção. (...)

Artigo completo em Avac Magazine nº 2 jul/dez 2022

José Vaz Afonso

Engiprior Lda

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.