Disponível sétima edição da AVAC Magazine

Fotografia: Werner Du plessis_Unsplash

Caros Leitores(as),

Na AVAC Magazine inicia-se um novo ciclo, sendo este o primeiro editorial da revista que não foi escrito pelo engenheiro Luís Neto. O seu empenho e dedicação foram motores de desenvolvimento da revista oficial da EFRIARC, e são exemplo para continuarmos a apresentar conteúdo relevante e de qualidade aos nossos leitores. Agradeço todo o seu entusiasmo e entrega contínua em prol da EFRIARC.

A tecnologia associada ao AVAC&R tem sido um pilar essencial para o conforto e a qualidade de vida do ser humano. No entanto, o seu papel transcende a mera comodidade e estende-se para áreas críticas como a saúde, produtividade e conservação de recursos naturais. Enquanto celebramos os avanços que o AVAC&R trouxe para nossas vidas, é crucial abordar os desafios que esta tecnologia enfrenta.

E é nesse sentido que a EFRIARC, através das suas atividades e da AVAC Magazine, pretende contribuir para a transferência de conhecimento no setor e capacitar os profissionais da indústria, projetistas e utilizadores finais sobre as melhores práticas em projeto, instalação e operação dos sistemas AVAC&R. A primeira atividade deste ano está agendada para 26 de março, com uma Tarde Técnica com o tema “Instalações AVAC em Blocos Operatórios Hospitalares – da Conceção à Utilização”, tema que já tinha gerado grande interesse noutras edições das Tardes Técnicas. Levantando um pouco o véu, já estamos a preparar mais uma Tarde Técnica no âmbito da refrigeração e dos fluidos frigorigéneos naturais e que iremos participar na 26ª edição da Tektónica – Feira Internacional da Construção que se realizará de 02 a 05 de maio, onde vamos realizar uma ação de formação. Vá ficando atento ao que vem aí, e visite a nossa página (www.efriarc.pt) para estar sempre em cima do acontecimento.

Neste número da AVAC Magazine, pretende-se que o leitor vá tomando a consciência que o AVAC, além de proporcionar conforto térmico, desempenha um papel vital na promoção da saúde pública, garantindo a circulação e filtragem de ar adequadas. Esse aspeto tornou-se ainda mais evidente com a recente preocupação com a qualidade do ar interior, especialmente durante pandemias e surtos virais. A capacidade dos sistemas AVAC de mitigar a disseminação de patógenos e garantir ambientes saudáveis é inestimável.

Apesar das suas vantagens, o AVAC&R enfrenta desafios significativos, especialmente no contexto das mudanças climáticas e da sustentabilidade ambiental. O aumento da procura por este tipo de sistemas está a gerar uma pressão adicional sobre os recursos energéticos, contribuindo para um aumento das emissões de gases de efeito estufa. Para enfrentar esses desafios, é imperativo que avancemos em direção a soluções mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos. Isso inclui a adoção de tecnologias com baixo consumo de energia e a implementação de práticas de projeto e operação que maximizem a eficiência dos sistemas, tal como o controlo dinâmico de UTA em caudal variável. A eficiência e o valor ambiental são temas importantes a serem considerados quando se fala do arrefecimento evaporativo.

Num mundo onde a sustentabilidade e a eficiência energética são fundamentais, é inevitável que, ao planearmos e implementarmos sistemas de AVAC&R, consideremos não apenas o seu desempenho imediato, mas também o seu impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida. A necessidade de equilibrar eficiência energética, custo e impacto ambiental têm conduzido a avanços tecnológicos, tais como a utilização de pilhas de combustível na climatização de edifícios.

Espero que lhe tenha despertado o desejo para a leitura que aí vem!

Uma boa leitura e até breve!

Cláudia Casaca

Diretora da Avac Magazine

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.