Formação sobre eletrificação de sistemas de climatização

O Instituto de Formação Vulcano, espaço de formação e certificação dos profissionais das áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, lançou o calendário de formações para 2023, que inclui o curso de Eletrificação de Sistemas de Climatização – Potência e Comando.

A formação técnica tem a duração de 14 horas, sendo que 40 por cento terá componente teórica, lecionada na Vulcano, e os restantes 60 por cento, de componente prática, decorrerão nas instalações do ISQ Taguspark/Grijó.

Destina-se a técnicos de climatização com conhecimentos básicos de eletricidade e formandos do curso de Medições Elétricas em Equipamentos de Climatização.

Do programa também fazem parte temas como circuitos de proteção, dimensionamento de cablagem, circuitos de comando e potência, quadros elétricos, ligação de electroválvulas através de relés, 230V/24V, eletrificação de quadro elétrico para alimentação de um sistema de climatização, e medições elétricas de consumos de circuitos de potência e análise de valores.

Os formandos ficarão aptos a dimensionar um circuito de alimentação e respetiva proteção para um sistema de climatização; eletrificar quadro elétrico com circuitos de comando e de potência; e identificar e corrigir avarias existentes em sistemas de climatização, através da análise de circuito e medições.

“Embora não substituam os cursos de certificação, um dos objetivos destes cursos é que funcionem como complemento para todos os profissionais do mercado. Estas formações estão planeadas também para preparar os novos técnicos de modo a proporcionar-lhes a entrada nas áreas de atividade, quer estejam a iniciar ou a mudar de carreira”, referiu o Instituto de Formação Vulcano em comunicado divulgado.

A inscrição pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.