Eficiência energética em instalações frigoríficas (Parte 1)

As instalações frigoríficas, constituídas por compressores, ventiladores, bombas e outros tipos de máquinas elétricas, são uns fortes consumidores de energia elétrica. A aplicação de medidas com vista à redução energética, e logo na faturação elétrica, são aspetos de interesse aos proprietários dos equipamentos de frio. Neste trabalho é feita, em três pontos, uma apresentação da aplicação deste tema na área da refrigeração.

Num primeiro ponto descreve-se o enquadramento do tema dentro do setor, num segundo ponto descreve-se um conjunto de medidas de melhoria energética, associadas ao setor da instalação frigorífica normalmente chamado de uso final do frio, ao setor da produção do frio e ao da rede de transporte. No último ponto apresenta-se uma forma simples de quantificar os benefícios económicos, resultantes da implementação das medidas de melhoria energética e um exemplo de aplicação.

Nesta primeira edição da revista é exposta a matéria desde o enquadramento do tema até ao setor do uso final do frio, e numa edição seguinte apresenta-se a restante informação.

1. Descrição Genérica

O uso da energia nas suas mais diversas formas está presente no dia a dia de todos nós, e tem consequências no nosso planeta. Esta energia, resultante de uma série de transformações desde a sua forma primária, tem efeitos que podem ser atenuados usando várias técnicas. A eficiência energética é uma destas técnicas, que relaciona quantidades de energia numa determinada aplicação, de forma a encontrar uma melhor solução.

Estudos anteriores têm revelado que os sistemas acionados por motores elétricos são responsáveis por cerca de dois terços do consumo da energia elétrica no setor industrial da União Europeia, e que a refrigeração industrial representa cerca de 4% do consumo de eletricidade na Indústria Portuguesa, o que equivale a 1,4% do consumo global desta fonte de energia no país.

Em cerca de 630 GWh/ano do consumo de energia elétrica devido aos sistemas frigoríficos na indústria nacional, aproximadamente 80% deve-se exclusivamente ao Setor Agroalimentar. O potencial de poupança elétrica com os sistemas frigoríficos industriais foi avaliado como podendo atingir um valor de 20,6%, o que equivale aproximadamente a 130 GWh/ano. (...)

Artigo completo na Avac Magazine nº 1 jan/jun 2022

António Santos

Doutorado em Engenharia Mecânica

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.