Frio Industrial, NH3, CO2 ou outro?

O amoníaco é uma substância natural que tem sido usada como fluido frigorigéneo desde muito antes da invenção dos fluoro carbonetos.

Propriedades básicas

O amoníaco (símbolo químico NH3, designação de fluido frigorigéneo R717) é um gás incolor à pressão atmosférica, tem um potencial de destruição da camada de ozono (ODP) = 0 e um potencial de aquecimento global (GWP) = 0.

Muitos leitores estarão familiarizados com o amoníaco como ingrediente em produtos de limpeza doméstica, fertilizantes e outros produtos, e também com o seu odor característico. O amoníaco tem uma classificação em termos de segurança = B2, o que significa que tem uma alta toxicidade, e também carrega um risco de inflamabilidade médio (apenas é inflamável em condições muito específicas).

Potenciais aplicações

Como mencionado acima, por muitos anos o amoníaco tem sido o fluido frigorigéneo escolhido para grandes instalações de refrigeração industrial (arrefecimento de processos, entrepostos com armazenamento de produtos alimentares e outros em frio positivo e negativo, etc.).

Nos últimos anos, o foco ampliou-se para outras aplicações para as quais o amoníaco pode ser adequado.

Chillers para ar condicionado de edifícios, utilizando amoníaco com fluido frigorigéneo foram lançados no mercado nos últimos anos.

Embora o uso de amoníaco em áreas populosas possa trazer algumas preocupações de segurança, em conjunto com a colocação dos chillers projetam-se estruturas de contenção em redor dos mesmos para mitigar e “lavar” o amoníaco em caso de fuga.(...)

Por Jorge Santarém, engenheiro técnico, Consulfrio – Projectos de Frio, Lda.

Artigo completo em Avac Magazine nº 4 abr/jun 2023

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.