O setor AVAC aponta para mais igualdade de género
- 15 julho 2025, terça-feira
- Gestão

Foto This_is_Engineering/ Pixabay
Christina Genet
Num evento paralelo ao encontro Open-Ended Working Group 47, um conjunto de profissionais internacionais da refrigeração, ar condicionado e aquecimento reuniu-se para desenvolver uma estratégia de integração de mais mulheres no setor.
Embora o setor AVAC já empregue cerca de 12 milhões de pessoas a nível mundial, continua a enfrentar significativas desigualdades de género. Apenas 6 % dos membros das organizações nacionais desta indústria são mulheres.
Como mudar esta realidade? Foi precisamente esta a questão abordada num evento paralelo à 47.ª edição do encontro Open-Ended Working Group, organizado pelo GIZ Proklima, que teve lugar no passado dia 10 de julho, em Banguecoque, na Tailândia. O evento contou nomeadamente com a presença de Sebastian Schnatz, Ministro Federal do Ambiente da Alemanha, e de Souhir Al Hammami, Diretora de Informação Técnica e Científica do Instituto Internacional de Refrigeração (IIR).
Normas sociais e culturais persistem
Provenientes de países como Granada, Butão, China, Filipinas, Nigéria e Alemanha, os participantes chegaram a conclusões semelhantes, apesar das diferentes realidades locais. Denunciaram a persistência de normas sociais e culturais que desencorajam as mulheres a prosseguir carreiras técnicas. Concordaram também quanto à falta de modelos femininas no setor AVAC e à existência de ambientes de trabalho pouco inclusivos.
Na sequência deste diagnóstico, os participantes apresentaram propostas para uma estratégia que enfrente este desafio. As ideias apontaram para o lançamento de campanhas de promoção do setor que desafiem estereótipos de género e para programas de formação inclusivos, com recrutamento e apoio ativo a mulheres. Foi ainda referida a importância de desenvolver cursos especificamente ligados à refrigeração no ensino técnico.
O Instituto Internacional de Refrigeração desenvolveu uma base de dados interativa que destaca as trajetórias de 1 306 mulheres que trabalham no setor, para dar maior visibilidade às mulheres no AVAC.
Outros artigos que lhe podem interessar