Qual é o papel e como funciona uma válvula de expansão termostática num circuito de refrigeração?
Imagem: shutterstock_2346034987
A VET é um dos elementos essenciais de um circuito frigorífico por compressão, em conjunto com os permutadores – evaporador e condensador – e o compressor.
Na descrição a seguir, vamos considerar uma válvula de expansão termostática (VET) num circuito de compressão com fluido refrigerante, sub-crítico. Em outras situações, o funcionamento é análogo, servindo este considerando para contextualizar algumas das frases.
Ciclo de refrigeração
A VET é um dos elementos essenciais de um circuito frigorífico por compressão, em conjunto com os permutadores – evaporador e condensador – e o compressor. O sistema funciona em ciclo fechado, com o fluido refrigerante a realizar evoluções a duas fases no evaporador e no condensador. Despreze-se, para já, as perdas de pressão do refrigerante nestes permutadores.
A uma pressão mais elevada corresponde uma temperatura mais elevada; a uma pressão mais baixa uma temperatura mais baixa. No condensador a pressão é mais elevada, o que permite enviar calor para um ambiente; o evaporador, a uma pressão baixa, recebe calor do ambiente onde está. Nesta relação entre pressão e temperatura reside o cerne do funcionamento de qualquer ciclo frigorífico.
A diferença de pressões é estabelecida para uma carga de gás, por um lado, pelo compressor, que permite aumentar a pressão do evaporador para o condensador; e do outro lado, por um dispositivo de redução de pressão (...)
Outros artigos que lhe podem interessar