Estudo da ONU destaca que renováveis superam fósseis em custo

  • 20 agosto 2025, quarta-feira
  • Gestão

FOTOGRAFIA TEEFARM/ PIXABAY

Christina Genet

Em paralelo à crescente competitividade em termos de preços, as energias renováveis são agora também as fontes de eletricidade com maior expansão.

Segundo um relatório recente das Nações Unidas (ONU) publicado no passado dia 22 de julho, estamos a entrar numa nova era energética. As análises realizadas revelam que a energia solar e a eólica se tornaram, na maioria dos casos, a opção mais barata e eficiente para a geração de nova eletricidade.

Em 2023, estimava-se que 96% da nova capacidade instalada de energia solar fotovoltaica (PV) de grande escala e de energia eólica terrestre apresentava custos de produção elétrica inferiores aos das novas centrais a carvão e a gás. A energia solar custa agora 41 % menos do que os combustíveis fósseis, depois de ter sido quatro vezes mais cara há apenas alguns anos.

Em paralelo, as energias renováveis continuam a ser as fontes de eletricidade com maior crescimento. Enquanto a capacidade das energias fósseis aumentou em 640 GW entre 2015 e 2024, a das renováveis cresceu em 2 600 GW. Consequência desta evolução: a capacidade elétrica instalada a nível global encontra-se agora praticamente ao mesmo nível entre combustíveis fósseis e energias renováveis. 

No entanto, o relatório destaca alguns desafios que ainda precisam de ser ultrapassados, nomeadamente a dependência de combustíveis fósseis, que continua elevada a reforça incertezas e os riscos de volatilidade nos preços. Outra prioridade da ONU é a modernização e o desenvolvimento das infraestruturas elétricas, particularmente no que diz respeito às redes de transmissão e distribuição, de forma a absorver a energia renovável.

Por fim, as Nações Unidas insistem na necessidade de alcançar o “Trilema Energético”, ou seja, um equilíbrio entre segurança energética, através de um abastecimento fiável, equidade, com acesso acessível e justo, e sustentabilidade, graças à redução das emissões.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.