Eurovent publica relatório sobre a recuperação de humidade
- 25 junho 2025, quarta-feira
- Gestão

FOTO PEXELS/ PIXABAY
Chrisitna Genet
A associação europeia da indústria orienta os profissionais do setor AVAC a aplicar a recuperação de humidade em sistemas de ventilação e ar condicionado, na sua mais recente publicação.
Num novo relatório publicado a 5 de junho, a associação europeia Eurovent fornece recomendações quanto à aplicação da recuperação de humidade em sistemas de ventilação e ar condicionado. O documento com 32 páginas visa promover boas práticas e oferecer orientações aos profissionais do AVAC sobre as tecnologias disponíveis.
Entro as inovações apresentadas pela entidade europeia na recomendação Eurovent 17/14, destacam-se os permutadores de placas com membrana entálpica, os rotores rotativos e sistemas de armazenamento alternativo.
Melhorar o conforto térmico e a saúde
De acordo com a Eurovent, além de melhorar a qualidade do ar interior, a recuperação de humidade tem um impacto significativo na saúde e no conforto térmico, podendo ainda reforçar a durabilidade dos edifícios. A recuperação de humidade também reduz a carga sobre o permutador de frio, o que permite diminuir o seu tamanho e a potência necessária.
Para garantir o pleno aproveitamento destas vantagens, algumas boas práticas impõem-se. A associação europeia recorda que é importante escolher o tipo de equipamento de acordo com o clima e o objetivo. Outro aspeto relevante é assegurar uma selagem adequada e pressões calibradas, de forma a evitar contaminações cruzadas, respeitando simultaneamente os limites de temperatura e pressão. Também não se deve esquecer de limpar e inspecionar regularmente os equipamentos.
Outros artigos que lhe podem interessar