Redução de partículas em suspensão com recurso à ventilação por deslocamento

Fotografia: Israel Andrade_Unsplash

Os sistemas de ar estratificado são formas de distribuição de ar que demonstraram melhorar a qualidade e a economia de energia, em comparação com os sistemas tradicionais instalados no teto com ventilação por mistura de ar. A sua popularidade inicial em espaços industriais resultou da capacidade dos sistemas em reduzir a quantidade de químicos e de partículas nocivas no ar na zona de respiração. Este artigo faz a revisão de uma nova investigação que compara o comportamento de partículas em suspensão no ar (0,3 μm – 5,0 μm), geradas por um ocupante num típico ambiente de escritório quando ventilado com um sistema de ar estratificado e um sistema de difusão tradicional de teto, com mistura de ar. As medições da contagem de partículas foram então comparadas com um teste de gás marcador equivalente (CO2) e um modelo computacional de dinâmica de fluidos (CFD) para determinar em que medida replicam aproximadamente o comportamento das partículas.

O Que é um Sistema de Distribuição de Ar Estratificado?

Os sistemas de distribuição de ar estratificado criam um ambiente confortável ao apresentar uma fonte de fornecimento de ar a baixa velocidade em modo de arrefecimento. A temperatura da fonte de fornecimento de ar tratado está mais próxima do ponto de regulação da sala do que da temperatura do ar insuflado pelos sistemas tradicionais, incluindo a ventilação de mistura (VM).

Esta abordagem de insuflação de ar depende da convecção natural para deslocar o ar pelo espaço, tornando o sistema energeticamente eficiente. (...)

Por Ryan Johnson, gestor de pesquisa e desenvolvimento e membro da ASHRAE, e Chris Burroughs, gestor de sistemas sustentáveis na Price Industries, Inc. (EUA) e membro associado da ASHRAEE

Artigo completo em Avac Magazine nº 6 out/dez 2023

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.