Legionelose: mitigação e controlo
- 30 setembro 2023, sábado
- Gestão

Esta publicação reúne e discute a informação que possuímos atualmente sobre a Legionelose (Doença dos Legionários), e dá especial ênfase às medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar ou minimizar a sua ocorrência, nomeadamente em hotéis e hospitais, prestando especial atenção aos sistemas AVAC e às instalações de Água Quente Sanitária. Este artigo técnico pretende ser uma breve guia do fenómeno sem tentar, naturalmente, abranger toda a temática relacionada com o assunto tratado.
O que é a Legionelose?
Legionelose é um termo genérico utilizado para designar a doença causada pela bactéria Legionella pneumophila e outras da mesma família. Esta bactéria é responsável por dois tipos de infeções: uma infeção autolimitada e benigna com febre e constipação, chamada febre de Pontiac, e a doença do legionário, uma pneumonia que surge geralmente sob a forma de epidemia.
A infeção e a transmissão da doença são atribuídas à inalação de bactérias presentes em aerossóis contaminados. Estes aerossóis podem ser formados em várias circunstâncias e, mais particularmente, em chuveiros, torres de arrefecimento, condensadores evaporativos, sistemas de rega por aspersão e banheiras de hidromassagem operadas por ar pressurizado. Não se transmite de pessoa a pessoa, nem por ingestão de água contaminada. (...)
Por Claudio Pereira Khan e Enrique Galán Pascual, Belimo Ibérica
Outros artigos que lhe podem interessar