300 famílias vulneráveis no Porto vão receber painéis solares gratuitos
- 15 setembro 2025, segunda-feira
- Gestão

Christina Genet
O projeto “Solar Solidário” é promovido pela EDP e pela Agência de Energia do Porto com o objetivo de combater a pobreza energética. Os agregados familiares selecionados poderão poupar até 200 euros por ano nas faturas de energia.
Cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade económica na Área Metropolitana do Porto vão receber gratuitamente dois painéis solares cada. A iniciativa “Solar Solidário” promovida pela EDP em parceria com a Agência de Energia do Porto pretende apoiar estes agregados familiares na redução das faturas de energia, contribuindo ao mesmo tempo para a descarbonização do seu consumo. Com a instalação de dois painéis fotovoltaicos por habitação, estima-se uma poupança de até 200 euros por ano em eletricidade.
Para se candidatarem, as famílias interessadas devem ser beneficiárias de uma tarifa social de eletricidade ou gás, e um membro do agregado deve ser elegível para uma prestação social mínima, como por exemplo o complemento solidário para idosos ou o rendimento social de inserção. O projeto destina-se a moradias unifamiliares, próprias ou arrendadas, localizadas nos municípios do Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes, Vila do Conde, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Trofa.
O processo de seleção será realizado de acordo com a ordem de submissão das candidaturas. As inscrições estarão abertas até ao dia 31 de dezembro de 2025. Ao comentar o projeto, Rui Pimenta, administrador executivo da Agência de Energia do Porto, sublinha: “Produzir energia renovável em casa, com impacto direto nas faturas das famílias, é uma forma de combater a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás.”
Outros artigos que lhe podem interessar