Estudo da viabilidade da utilização do Arrefecimento Evaporativo em Chillers

No sentido da procura incessante de edifícios e instalações o menos consumidoras de energia possível, tem-se procurado técnicas e equipamentos com melhores eficiências energéticas. O presente estudo tem como principal objetivo a análise da utilização do Arrefecimento Evaporativo em Chillers.

As unidades terminais alimentadas por um Chiller pretendem climatizar um data center com carga térmica de 500 kW. Foi realizado um estudo comparativo entre os parâmetros de funcionamento de um Chiller que utiliza um sistema de arrefecimento evaporativo, com outro que não tem essa tecnologia incorporada. A influência das condições meteorológicas também foi analisada.

Verifica-se que o processo de arrefecimento evaporativo favorece um aumento da eficiência do arrefecimento mecânico e permite que se prolongue em condições meteorológicas, o que normalmente não acontece num Chiller sem esta tecnologia. A sua utilização apresentou melhores resultados quando se tem condições meteorológicas com temperaturas mais elevadas e uma menor humidade relativa.

Introdução

Perante a recessão mundial dos últimos anos, e com uma maior consciencialização para o uso de energias mais limpas, surge a necessidade do aperfeiçoamento e utilização de equipamentos considerados cada vez mais eficientes. Como a substituição de equipamentos existentes significaria um grande investimento, os fabricantes iniciaram o estudo de várias tecnologias aplicáveis aos seus equipamentos, que favorecem o aumento da sua eficiência energética. (...)

Em colaboração com Cláudia Casaca, CIMOSM, ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Artigo completo na Avac Magazine nº 1 jan/jun 2022

Ana Silva

ISEL

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.