Eletrificação, Bombas de Calor e Armazenamento de Energia Térmica

A “eletrificação” tornou-se, recentemente, um roteiro amplamente aceite em direção ao objetivo de um futuro de baixo carbono.
O conceito percebe-se facilmente no setor dos transportes: os automóveis cuja fonte primária de energia seja fóssil nunca poderão ser descarbonizados. Contudo, um carro elétrico carregado por uma fonte sem carbono será descarbonizado.
Quando aplicado aos edifícios, um dos métodos utilizados é o de eliminar as fontes fósseis e utilizar apenas energia proveniente da rede descarbonizada. Alguns céticos creem que a ideia de ter uma rede elétrica descarbonizada é uma ilusão, mas não é possível ter um edifício descarbonizado se lá se fizer queima de combustíveis fósseis. A eletrificação vai desempenhar um papel num futuro de baixo carbono, pelo que será crítico entender a forma como as bombas de calor e o armazenamento de energia térmica se relacionam com este fator.
Depois de os arquitetos terem feito o seu melhor para diminuir a carga térmica nos edifícios, muitos engenheiros de AVAC, tendo em conta o desafio de aquecer um edifício sem combustíveis fósseis, irão provavelmente considerar o recurso a bombas de calor. Quando a fonte é o ar, a água, o solo ou qualquer outra fonte, a mudança para a eletrificação irá provavelmente requerer o recurso a todos os tipos de bombas de calor para ajudar a descarbonizar o parque edificado. Nos edifícios grandes será necessário usar bombas de calor de elevada capacidade. Como as bombas de calor vão tornar-se críticas para atingir os objetivos de neutralidade carbónica, é necessário entender os conceitos básicos. (...)
Por Mark M. MacCracken, P.E., Life Member Ashrae
Outros artigos que lhe podem interessar