Eficiência energética nos sistemas hidráulicos

Quando as coisas não correm como esperado, diz-se que "o diabo está nos detalhes", para ser eficaz, precisamos de "colocar Deus nos detalhes".

O ambicioso objetivo de descarbonização da economia, que inclui o objetivo de construir e operar edifícios com um balanço de energia nulo (NZEB), requer um enfoque nos detalhes dos sistemas. Sem este esforço, o cumprimento desses objetivos está comprometido.

Ao prever o consumo de energia do edifício utilizando o software de simulação de energia dinâmico mais avançado e detalhado, o uso de energia nas bombas do sistema de AVAC é muito residual, tipicamente muito abaixo de 10% da energia usada nos chillers. Nos edifícios existentes, o consumo de energia nas bombas muitas vezes excede, em muito, o valor de 10%. Esta situação foi verificada por nós em vários edifícios existentes.

Este artigo apresenta várias causas de utilização excessiva de energia nos sistemas hidráulicos existentes em sistemas de AVAC. São também apresentadas soluções para otimizar o uso de energia e em sistemas hidráulicos de AVAC, aproximando o desempenho dos sistemas reais ao teoricamente previsto.

Embora o foco do artigo seja os sistemas de água refrigerada, quase tudo o que é descrito também é aplicável aos sistemas de água quente. (...)

Artigo completo em Avac Magazine nº 2 jul/dez 2022

Carlos Lisboa

Engenheiro Mecânico

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.