Nas instalações de Ar Condicionado com distribuição de água fria, a que é que se chama “Síndrome do Baixo Delta T”?

O Consultório Técnico é um espaço aberto a todos os leitores que queiram colocar questões concretas no âmbito do aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. A Comissão Técnica da EFRIARC tentará responder com celeridade, com os dados que tiver ao seu dispor.
Pergunta do Leitor
Nas instalações de Ar Condicionado com distribuição de água fria, a que é que se chama “Síndrome do Baixo ΔT”?
Resposta ao Leitor
Nas instalações a água fria, com distribuição de caudal variável e válvulas de duas vias, as condições de produção e distribuição pressupõem uma definição das temperaturas de ida e retorno e do diferencial das mesmas, designado por ΔT, correspondendo-lhe uma determinada potência de transferência de energia. Nas serpentinas, o arrefecimento do caudal de ar é assim garantido por um determinado caudal de água, para o ΔT considerado e a manter constante, conforme a figura.
Nas Condições de Projeto isso vai certamente verificar- -se, mas para menores cargas térmicas do ar a válvula deverá estrangular o caudal de água de modo proporcional, para assegurar a temperatura de entrega do ar, medida pela Sonda de Temperatura STar. Quando existem razões técnicas que adulterem as Condições de Cálculo consideradas, isso deixa de se verificar, constatando-se então uma diminuição do ΔT de Projeto (degradação do ΔT), a que se tem por hábito chamar de “Síndrome do baixo ΔT”. (...)
Outros artigos que lhe podem interessar