Otimização da ventilação e filtração do ar em estabelecimentos de cuidados de saúde

A primeira parte deste artigo, publicada na Avac Magazine nº 9, explorou os princípios e estratégias fundamentais para melhorar os sistemas de ventilação e filtração nos ambientes de cuidados de saúde e, especificamente, nos blocos operatórios. Nesta segunda parte é dado um exemplo de aplicação.
Por Romano Basso, AiCARR, CTQA: Progettazione dei sistemi di filtrazione
Uma sala de cirurgia tem uma lotação máxima de 8 pessoas, em que todos os indivíduos usam vestuário de boa qualidade, libertando 14 400 unidades formadoras de colónias por hora (UFC/h), o que se traduz em 4 UFC por segundo.
O limite permitido para a concentração microbiana é fixado em 10 UFC/m³.
Nestas condições, o caudal necessário para a sala é de 3,2 m³/s (o que equivale a 11 520 m³/h).
Depois de cumprir o requisito de caudal, o próximo passo é escolher a velocidade do ar a jusante do teto de fluxo unidirecional, considerando os prós e contras de velocidades de ar baixas e altas.
Para satisfazer todos estes requisitos, é possível considerar tetos de filtração de ar adequados para funcionar com diferentes velocidades de ar, diminuindo do centro para os bordos.
Para uma melhor compreensão das vantagens oferecidas por esta solução, podemos idealmente dividir a sala de operações em três zonas principais. (...)
A abordagem descrita neste artigo foi aplicada para conceber o sistema de filtração de ar para várias salas de operações, incluindo uma desafiante sala de cirurgia híbrida na Suécia (...)
Leia o artigo completo na Avac Magazine nº 10, outubro/ dezembro 2024
Outros artigos que lhe podem interessar