Pode o rendimento isentrópico num compressor frigorífico ser superior à unidade?

Fotografia: Aaron Burden_Unsplash

O Consultório Técnico é um espaço aberto a todos os leitores que queiram colocar questões concretas no âmbito do aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. A Comissão Técnica da EFRIARC tentará responder com celeridade, com os dados que tiver ao seu dispor.

Pergunta do Leitor

Pode o rendimento isentrópico num compressor frigorífico ser superior à unidade?

Resposta ao Leitor

A pergunta pode, a priori, considerar-se despropositada, sabendo-se que qualquer rendimento é sempre expresso por um valor numérico que, no mínimo, é zero e no máximo é unitário. No entanto, perante uma situação real como a que se representa na Figura 1, mesmo esquematicamente, com a ajuda de um diagrama p-h para uma pretensa substância simples que apresenta as fases líquida e vapor no domínio de trabalho de uma instalação frigorífica – trata-se de um processo de compressão desde o estado termodinâmico 1 até outro, 2, cuja pressão P2>P1 – isso pode aparentar ser possível.

Partindo do estado 1 e terminando em 2s, encontra-se representado um processo de compressão, designado de isentrópico, ou mais propriamente adiabático e reversível, através de uma linha contínua, por se tratar de um processo ideal em que, desde o estado inicial até ao final, o fluido passa por uma infinidade de estados termodinâmicos de equilíbrio passíveis de serem representados por uma linha contínua naquele diagrama.

Essa linha é, pois, uma linha de entropia constante, ou isentrópica. Já no caso do “processo de compressão real” entre as mesmas duas pressões, a linha que une os estados, 1 e 2, está representada a traço interrompido, o que pretende significar que apenas os estados termodinâmicos 1 e 2 são conhecidos – exatamente em resultado do que se pode medir in situ, por exemplo as pressões P1 e P2 e as temperaturas T1 e T2 – mas, os estados intermédios, de um modo geral, não são conhecidos por não serem medidos, nem facilmente determináveis. (...)

Resposta publicada em Avac Magazine nº 8 abr/jun 2024

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.