Mercado global do AVAC pode atingir 356,9 mil milhões USD até 2033

Christina Genet
A procura por equipamentos de ar condicionado e ventilação tem aumentado e deverá continuar a crescer nos próximos anos. Um relatório da IMARC analisa a evolução das tendências do mercado mundial do AVAC.
Um estudo da empresa de consultoria IMARC projetou a evolução do mercado dos equipamentos de AVAC para o período 2025-2033. As conclusões revelam-se muito promissoras. Enquanto o mercado global alcançou os 231,9 mil milhões de USD em 2024, poderá atingir os 356,9 mil milhões de USD até 2033, o que representa um crescimento de 4,66%.
Do lado do desenvolvimento dos produtos, o relatório revelou um impacto significativo de fatores como os avanços tecnológicos, os regulamentos de eficiência energética e a crescente consciência ambiental. Isso reflete-se diretamente nas recentes tendências do mercado. Os equipamentos incluem cada vez mais sistemas inteligentes que permitem um controlo remoto, maior eficiência e menores custos para os utilizadores. Além disso, a urbanização e a industrialização crescentes aumentam a procura por equipamentos de AVAC, tanto no setor residencial como no comercial, especialmente em economias emergentes.
Prioridade à qualidade do ar interior
As especificidades geográficas também contribuem para variações regionais do mercado. Na América do Norte e na Europa, temas como a eficiência energética e a sustentabilidade destacam-se, reforçando o desenvolvimento de sistemas mais sustentáveis e de refrigerantes menos poluentes. A Ásia, a América Latina e o Médio Oriente, países que se encontram em plena fase de urbanização, registam um crescimento particularmente forte da procura por equipamentos de AVAC.
Na sequência da pandemia da Covid-19, a procura por uma melhor qualidade do ar interior tornou-se numa nova prioridade. Muitos utilizadores procuram, por isso, não só equipamentos que regulem a temperatura, mas também que melhorem a qualidade do ar. Isso tem contribuído para importantes avanços em tecnologias de filtração e ventilação do ar nos novos equipamentos.
Outros artigos que lhe podem interessar