Mauritânia e Paquistão ratificam a Emenda de Kigali

FOTOGRAFIA ALEXANDER GLUSCHENKO7 UNSPLASH
Christina Genet
O compromisso internacional recentemente assumido pelos dois Estados visa reduzir a utilização de refrigerantes com um GWP particularmente elevado, muito utilizados na indústria do AVAC.
A Mauritânia e o Paquistão ratificaram a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, tornando-se o 169.º e o 170.º países a aderir ao compromisso global de redução gradual dos hidrofluorocarbonetos (HFC), refrigerantes amplamente utilizados no setor AVAC e com elevado potencial de aquecimento global.
As ratificações, respetivamente concluídas a 22 de outubro e a 11 de novembro de 2025, entrarão em vigor a 20 de janeiro de 2026. Como país do Grupo 2 do Artigo 5.º, o Paquistão deverá congelar a produção de HFC em 2028 e reduzir o consumo em 85% até 2047, além de prosseguir a eliminação dos HCFC. Já a Mauritânia, comprometeu-se a cortar a produção e o consumo de HFC em mais de 80 % até 2045.
Apesar de representar apenas cerca de 1% das emissões globais, o Paquistão é um país particularmente vulnerável às alterações climáticas. A adesão à Emenda reforça o seu compromisso climático e terá impacto direto no mercado AVAC, acelerando a transição para refrigerantes de baixo GWP e tecnologias mais eficientes.
Outros artigos que lhe podem interessar