Eurovent publica recomendações de QAI

Foto Philippsaal / pixabay
Conjunto de recomendações tem como objetivo obter requisitos mínimos para assegurar uma adequada qualidade do ar interior em edifícios não residenciais em termos de CO2, concentração e fluxo de ar mínimo por pessoa
Com este documento, o objetivo da Eurovent é proporcionar um conjunto de requisitos mínimos que possam facilmente ser aplicados pelos stakeholders e decisores ligados ao setor AVAC quando idealizam legislação harmonizada.
Para alcançar níveis saudáveis de QAI, propõe-se que a concentração e CO2 fique abaixo de 900 ppm. Uma concentração entre 900 e 1200 ppm ainda é considerada “aceitável”, e acima de 1200 ppm é “pobre”.
Para conseguir ficar dentro dos padrões, o fluxo de ar mínimo recomendado por pessoa fica acima de 36 m3/h, sendo que entre 25 e 36 m3/h ainda é considerado “aceitável”. Um fluxo abaixo de 25 m3/h é considerado “pobre”.
Também são deixadas indicações referentes à ventilação mecânica para cumprir os requisitos de CO2 e eficiência energética, nomeadamente a existência de um sistema de recuperação de energia que vá de encontro aos requisitos da regulação do ecodesign ou a possibilidade de ventilação controlada dependendo da qualidade do ar.
Outros artigos que lhe podem interessar