Estudo questiona a eficiência dos data centers em climas quentes

FOTO EVERTONPESTANA/ PIXABAY

Christina Genet

Segundo o artigo do Rest of World, cerca de 600 centros de dados operacionais no mundo encontram-se em regiões onde as temperaturas ultrapassam as recomendações da ASHRAE.

Com uma capacidade de 1,4 GW, Singapura é hoje um importante cluster de centros de dado, afirmando-se como o quinto maior mercado na região Ásia- Pacífico. No entanto, Singapura é também conhecida pelo seu clima quente e húmido ao longo de todo o ano, com temperaturas médias em torno dos 33 ºC e uma humidade relativa de cerca de 80 %. Estas condições climáticas estão longe de ser ideais para centros de dados e aumentam significativamente os custos e as emissões associadas ao arrefecimento das instalações. E a lista não se fica por aqui.

O órgão de comunicação social Rest of World realizou uma cartografia das localizações de data centers em todo o mundo em função das condições climáticas, com base em dados do Copernicus Climate Data Store e do Data Center Map. Os resultados são claros. Entre os 8808 centros de dados operacionais registados em outubro de 2025, cerca de 7000 localizam-se em áreas geográficas cujo clima não corresponde às condições recomendadas pela ASHRAE, entre 18 e 27 ºC. Temperaturas mais frescas melhoram a eficiência das instalações, enquanto climas mais quentes aumentam as necessidades de arrefecimento.

Hazel Gandhi e Rina Chandran, as duas autoras da análise, salientam que a maioria dos data centers se encontra em países com temperaturas inferiores às recomendações. No entanto, continuam a existir cerca de 600 instalações expostas a condições mais quentes, o que representa o risco acrescido. Segundo os dados do Rest of World, em 21 países, incluindo Singapura, Tailândia, Nigéria e Emirados Árabes Unidos, todos os centros de dados instalados enfrentam temperaturas médias superiores aos 27º C recomendados.

Atualmente, a Ásia representa o mercado de data centers com o crescimento mais rápido, refletindo o elevado volume de investimentos que estão a ser realizados nesta região do mundo, num movimento de diversificação face à anterior concentração na América do Norte e na Europa. Com as previsões de crescimento exponencial da procura por data centers, a corrida ao desenvolvimento de novas tecnologias de arrefecimento, mais sustentáveis e adaptadas a condições climáticas mais extremas, está lançada.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.