Desinfeção de AQS

Fotografia: Aaron Burden_Unsplash

O Consultório Técnico é um espaço aberto a todos os leitores que queiram colocar questões concretas no âmbito do aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. A Comissão Técnica da EFRIARC tentará responder com celeridade, com os dados que tiver ao seu dispor.

Pergunta do Leitor

Num determinado edifício de serviços, com existência de um plano de prevenção e controlo da água atualizado, assim como programa de monitorização e tratamento da água quente com análise, onde a desinfeção da rede de água quente sanitária é realizada termicamente, através da temperatura de acumulação de 60ºC e circulação de 50ºC (diária), e pela manutenção de agente químico, nomeadamente dióxido de cloro, nas concentrações regulamentares, verificam-se positivos nas redes. A temperatura de acumulação e circulação não é suficientemente elevada? Será necessário aumentar ainda mais a injeção de dióxido de cloro?

Resposta ao Leitor

A proteção e desinfeção da rede de água quente sanitária através da circulação de água a uma temperatura elevada é eficaz, assim como também é a desinfeção da rede por agente desinfetante Dióxido de Cloro. Embora a elevação da temperatura resulte na necessidade de injetar uma maior concentração de Dióxido de Cloro para permitir obter o mesmo resultado nos pontos sentinela, devido à promoção de uma reação química reversível que evolui sempre no sentido da sua reação endotérmica.

Manter a temperatura elevada e/ou a concentração adequada de desinfetante nas redes não é suficiente para controlar o desenvolvimento da Legionella. Um dos fatores críticos habitualmente marginalizados por todas as entidades intervenientes no processo, desde o promotor, equipa de projeto, fiscalização, instaladores, operadores de manutenção, e que contribuem com um peso muito significativo para o desenvolvimento da Legionella nas redes de água quente sanitária, são as zonas de estagnação. (...)

Resposta publicada em Avac Magazine nº 7 jan/mar 2024

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.