Controlo dinâmico de UTA em caudal variável – Parte II

Fotografia: Felix Mooneeram_Unsplash

Este texto, da autoria do Eng.° Lázaro Garcia Vazquez, inicialmente apresentado em forma de newsletter, (NL GV/ 01-2023), teve como intenção incentivar os técnicos a aperfeiçoarem-se no dimensionamento dos equipamentos de controlo da climatização e, em simultâneo, melhorarem a condução das instalações. O artigo abordará de forma particular os resultados conseguidos, fazendo funcionar o equipamento preconizado com caudal e percentagem de ar rejeitado, variáveis e controlados, de forma adaptada à sua utilização e às condições climatéricas. (Em continuação da Parte I, publicada na Avac Magazine nº 6)

Funcionamento da recuperação

Na página seguinte, apresentamos o diagrama da recuperação entre o ar rejeitado e o ar tomado do exterior no edifício. (Figura 2, também incluída na Parte I do Artigo). Como se poderá avaliar pelo diagrama, consideramos que à UTA fica associada uma bomba que garantirá o retirar da energia térmica associada ao ar rejeitado e disponível relativamente às condições do ar no exterior.

Esta energia disponível poderá ser recuperada no ar novo tomado nas UTAN previstas no mesmo edifício e nas quais se pretende neutralizar o frio ou o calor importado do exterior através da renovação prevista para garantia da QAI no geral.

Dado que nesta UTA que serve o auditório, a recuperação de calor só se justifica quando, na sala, a ocupação é muito reduzida, sendo, em contrapartida, muito útil o arrefecimento gratuito proporcionado pelo ar vindo diretamente do exterior, adotamos como princípio recuperar ao máximo o frio na própria UTA e restringir a recuperação de calor aos valores que não prejudiquem o arrefecimento gratuito, enviando o calor restante para as UTAN gerais. Além da UTA identificada nesta apresentação, existem outros auditórios idênticos no mesmo edifício, pelo que propomos colocar todas as UTA em paralelo sobre coletor de água para recuperação. (...)

Por Lázaro Garcia Vazquez, sócio fundador da GV Engenharia, especialista em Engenharia de Climatização

Artigo completo em Avac Magazine nº 7 jan/mar 2024

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.