Classificação dos filtros de contaminantes moleculares para ventilação geral de acordo com a norma ISO 10121-3:2022. Um novo passo regulamentar para uma melhor QAI

Fotografia: Brian Kairuz_Unsplash

Ao longo dos anos, tem aumentado a consciencialização, também por parte das instituições, dos danos causados à saúde e ao ambiente pelos poluentes atmosféricos.

Paralelamente, os sistemas AVAC assumiram, ao mesmo tempo, um papel cada vez mais fundamental na tentativa de garantir o que até as Nações Unidas definiram como um direito humano, ou seja, a possibilidade de viver num ambiente saudável, incluindo em termos de qualidade do ar.

Em particular, os sistemas de filtragem de ar corretamente dimensionados, instalados e mantidos desempenham um papel fundamental na obtenção e manutenção dos níveis necessários de qualidade do ar ambiente.

Quando se trata de sistemas de filtragem, ou seja, de soluções compostas por elementos filtrantes com diferentes características e eficiências, a sua seleção passa necessariamente pelo conhecimento dos contaminantes contidos no ar e das respectivas concentrações.

Para responder aos diferentes campos de aplicação dos filtros de ar, existem diferentes tipos de filtros, com diferentes eficiências mas também com diferentes princípios de funcionamento. (...)

Por Romano Basso, AiCARR; CTQA: Progettazione dei sistemi di filtrazione

Artigo completo em Avac Magazine nº 7 jan/mar 2024

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.