24º Seminário de Outono da EFRIARC realizou-se a 23 de novembro

Fotografia: Matuska_Pixabay

O 24º Seminário de Outono da EFRIARC – Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado realizou-se no passado dia 23 de novembro, no Ramada Lisbon Hotel.

Esta edição teve como tema “Rumo ao Futuro / Towards the Future” e o programa foi dividido em três blocos: Políticas e Diretivas, Refrigeração: Que futuro, e Tecnologias AVAC&R.

As duas primeiras comunicações foram dedicadas à Análise do Ciclo de Vida (LCA – Life Cycle Assessment) no setor do edificado, com destaque para a comunicação “New requirements on climate impact of buildings in Denmark – how did we get there, and what is the impact on the HVAC industry” de Lennart Østergaard da VELTEK Ventilation – Associação Dinamarquesa de Ventilação sobre a metodologia seguida desde 2020 para a inclusão obrigatória, a partir de 2023, dos requisitos de LCA na legislação dinamarquesa.

Por sua vez, Ana Filipa Ferreira, investigadora/IDMEC – Instituto Superior Técnico, na comunicação “Avaliação do Ciclo de Vida – uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável de produtos” detalhou com maior precisão os vários aspetos envolvidos na avaliação do ciclo de vida dos produtos.

Ainda na parte da manhã, inseridas no mesmo bloco, foram apresentadas duas comunicações pela ADENE.

O diretor de Formação, Informação e Educação da ADENE, Jorge Barata Marques, abordou a “Importância da Qualificação dos Técnicos SCE”, dando nota da evolução da qualificação dos técnicos ao longo dos anos e da necessidade de os técnicos investirem no reforço de competências. Foram também referidas as Green Skills no âmbito da aceleração da transição e eficiência energética.

O diretor de Edifícios e Eficiência de Recursos da ADENE, Rui Fragoso, apresentou na comunicação “SCE 3.0 – Impacto e perspetivas futuras” uma retrospetiva do impacto do SCE desde a sua implementação, em 2006, até ao presente, bem como o atual quadro legal orientado à conceção, construção e operação dos edifícios. Com base nessa evolução, existem mais de 15 mil grandes edifícios de serviços certificados e mais de 22 mil edifícios ou frações da Administração Pública igualmente com certificação. Adicionalmente, em Portugal existem também mais de 150 mil frações de edifícios com necessidades energéticas nulas (NZEB). Alguns dos desafios futuros foram também apontados, com destaque para o papel da avaliação do ciclo de vida dos edifícios.

Ainda inserida neste bloco, Isabel Sarmento, coordenadora da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros, apresentou a comunicação “Objetivo 55: O que impacta na climatização?” onde salientou os grandes desafios existentes na descarbonização e na modernização e integração de sistemas AVAC.

Na comunicação “F-Gas: Novas Regras e o seu impacto” proferida por Alfredo Oliveira, diretor de Investigação e Desenvolvimento da PUREVER FRIEMO, foram explicadas as fases de redução de emissões em função do PAG (GWP) estabelecidas pela atual Diretiva F-Gas, onde, além de mostrar os fluidos frigorigéneos que vão desaparecer no curto e médio prazo, Alfredo Oliveira salientou os impactos decorrentes em termos de equipamentos afetados quer na área da refrigeração comercial e industrial, quer na área do AVAC.

Por sua vez, Pimenta Borges, engenheiro especialista e consultor de Refrigeração, na comunicação “A evolução da refrigeração e dos fluidos refrigerantes naturais”, falou das alternativas existentes em termos de fluidos frigorigéneos naturais, nomeadamente o Amoníaco (R717) e o Dióxido de Carbono (R744). Ao mesmo tempo que avaliou as mais valias destes fluidos naturais em termos das suas propriedades físicas e termodinâmicas, teceu considerações acerca dos principais desafios existentes na sua utilização.

Asdrúbal González, Country Sales Manager da FLÄKTGROUP SPAIN, na comunicação “Future trends, new times, new solutions”, começou por enfatizar a nova revolução industrial introduzida pela Indústria 4.0 e o consequente crescimento acelerado da tecnologia, para depois introduzir a necessidade do uso de tecnologias digitais para mudar um modelo de negócios e fornecer novas oportunidades de geração de receita e valor. Nesse âmbito, salientou o que a plataforma FläktEdge pode fazer em termos da otimização dos sistemas de ventilação dos edifícios, desde as Unidades de Tratamento de Ar até às Vigas arrefecidas e/ou Ventiloconvetores.

Na comunicação “Case Study – Redução de Consumos em Edifício Existente”, Nuno Ribeiro, Customer Success, WiseMetering, apresentou a metodologia seguida e os resultados alcançados com a aplicação da Plataforma WiseMetering – Plataforma de Gestão de Energia & Água a um caso de estudo envolvendo 50 edifícios dos CTT – Correios de Portugal.

Para finalizar, Enrique Galán, DSM para Portugal em BELIMO Ibérica, na sua comunicação “Os sistemas AVAC e o objetivo da neutralidade carbónica em 2050”, para além de focar os desafios impostos pela EPBD / ISO 52120-1 em termos de monitorização da energia e dos indicadores de qualidade ambiental e sua relação com a eficiência e poupança energética dos edifícios, apresentou equipamentos e tecnologias que vão de encontro às necessidades identificadas.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.