25º Seminário de Outono: Novos desafios para o setor de AVAC face à última revisão da EPBD

Foi no passado dia 21 de novembro que o Hotel Vip Executive Entrecampos foi palco do 25º Seminário de Outono da EFRIARC que teve como tema principal os Novos desafios para o setor de AVAC face à última revisão da EPBD. O Seminário de um dia contou com a presença de um painel vasto de oradores.

As sessões de apresentação arrancaram com uma intervenção da presidente da EFRIARC, Claúdia Casaca, que agradeceu o apoio dos colaboradores e salientou a sua importância: “o apoio dos colaboradores e patrocinadores que estão hoje aqui presentes e que nos acompanham ao longo destes anos é fundamental”. Antes de terminar o seu discurso apresentou as atividades previstas da EFRIARC ao longo do ano.

Na primeira parte do programa do Seminário os oradores convidados abordaram com mais rigor a implementação da nova EPBD, dos seus desafios e respetivas oportunidades. A primeira oradora convidada foi Cláudia Guerreiro da ADENE que fez uma apresentação elaborada sobre a EPBD no contexto português e europeu, abordou a evolução da mesma e as suas áreas de foco e finalizou com alguns desafios, como é o caso da modernização do parque imobiliário, e oportunidades, como os incentivos financeiros e novos mercados, relativamente à implementação da nova diretiva ao desempenho energético dos edifícios.

Hélder Gonçalves do LNEG também marcou presença neste primeiro painel de oradores e apesar de se mostrar recetivo à nova diretiva, aconselha os colegas da área que estão no processo de transposição a ter atenção aos requisitos e às novas exigências. Durante a sua apresentação destacou ainda as áreas da redução de consumos e qualidade do ar e ventilação, por exemplo, como áreas críticas da transposição.

Ainda na parte da manhã o programa contou com: Garcia Vasquez da Garcia Vasquez Engenharia que nos falou sobre a racionalização energética por condução dinâmica – recuperação de frio e de calor através da apresentação de um caso real que funcionou como caso de estudo; e Gabriele Frison da Bluebox que abordou temas como o F-GAS, refrigerantes alternativos e a mudança dos mesmos ao longo do tempo.

Para finalizar a primeira parte os participantes tiveram a oportunidade de participar num primeiro momento de debate e assistir à sessão de homenagem aos associados com 20 anos de associação à EFRIAR.

A segunda parte do 25º Seminário ficou marcada por dois momentos de debate e pela presença de cinco diferentes oradores. Claúdio Pereira da BELIMO foi o primeiro orador da tarde e deu-nos a conhecer o Retrofit+, um programa de software online desenvolvido pela BELIMO que contribui para a descarbonização. Jesús Fernandez, MUNTERS, foi um dos oradores durante a tarde e abordou os processos de desumidificação do ar por meio de rodas dessecantes com uma apresentação mais prática. Também Nuno Silva da CONTIMETRA falou aos participantes sobre o SACE e destacou a importância do acompanhamento por técnicos especializados e qualificados na manutenção dos equipamentos.

O Seminário terminou com uma apresentação de Carlos Laia da CEEETA e Inês Rodrigues, PLO. Carlos Laia falou do recurso geotérmico na cidade de Chaves, deu a conhecer o projeto que afirma ser adequado para satisfazer as necessidades de calor existentes em edifícios e mostrou os seus objetivos. A arquiteta Inês Rodrigues finalizou as sessões de apresentação com um exemplo de um projeto realizado numa unidade hoteleira em que o objetivo é a melhoria da eficiência energética e mostrou a capacidade do BIM como ferramenta fundamental no mesmo.

Texto e foto por Mafalda Teixeira

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.