Relatório analisa o estado do arrefecimento limpo no setor dos data centers

FOTO KEVIN ACHE/ UNSPLASH

Christina Genet

Enquanto a inteligência artificial – e em consequência a indústria dos centros de dados – tem crescido exponencialmente, os profissionais do setor focam-se no desenvolvimento de soluções de arrefecimento mais sustentáveis

Num relatório publicado em janeiro de 2026, a ATMOsphere, um acelerador de mercado independente na área do aquecimento e do arrefecimento sustentáveis, apresenta uma visão geral do arrefecimento limpo no setor dos centros de dados em 2025. O documento resume o estado do mercado, descreve as tecnologias disponíveis e analisa as regulamentações em vigor relacionadas com este tema no mundo. 

A indústria dos centros de dados tem registado um forte crescimento nos últimos anos, em paralelo com o desenvolvimento da inteligência artificial. Este crescimento concentra-se sobretudo nos EUA, mas a Europa destaca-se pelas suas políticas de sustentabilidade e pelos enquadramentos regulamentares, enquanto a região Ásia-Pacífico se tem afirmado como um importante mercado emergente.

Atualmente, o arrefecimento dos centros de dados é maioritariamente assegurado por chillers que utilizam refrigerantes sintéticos. No entanto, as soluções a CO2 (R744), propano (R290) e amoníaco (R717) também já estão presentes no setor, salientam os autores. Numa altura em que o setor procura soluções para a descarbonização dos data centers, vários países como a Alemanha, a China e Singapura já introduziram valores obrigatórios de PUE (Power Usage Effectiveness). 

Segundo o relatório, as soluções de arrefecimento limpo no contexto dos data centers incluem por exemplo a utilização de chillers baseados em refrigerantes naturais, sistemas de refrigeração líquida que utilizam fluidos não fluorados, equipamentos de rejeição de calor que permitem o arrefecimento livre, bem como bombas de calor e componentes que possibilitam a recuperação e reutilização do calor residual. 

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.