Prémio LIGAR destaca iniciativas contra a pobreza energética

FOTOGRAFIA ELG21/ PIXABAY

Christina Genet

As candidaturas estão abertas até 28 de novembro, para projetos inovadores promovidos por pessoas coletivas, entidades públicas sem fins lucrativos ou estabelecimentos de investigação.

Estima-se que entre 1,8 e 3 milhões de pessoas em Portugal vivam em situação de pobreza energética. Isto inclui agregados familiares sem capacidade para manter a casa adequadamente aquecida, com problemas de infiltrações e humidade, bem como pessoas que vivem em habitações que não se mantêm confortavelmente frescas durante o verão. O Prémio LIGAR – Energia para Todos pretende combater estas situações e apoiar as famílias afetadas.

Para tal, a iniciativa do Observatório Nacional da Pobreza Energética destaca projetos inovadores que promovam soluções sociais e tecnológicas na luta contra a pobreza energética em Portugal. Podem concorrer pessoas coletivas, entidades públicas sem fins lucrativos e instituições de ensino ou de investigação que tenham desenvolvido projetos que incentivem a capacitação de cidadãos em situação de vulnerabilidade e que contribuam para o desenvolvimento local, social e económico.

As candidaturas decorrem até 28 de novembro, e o projeto vencedor receberá um prémio de 20 mil euros, a ser entregue numa cerimónia que terá lugar no dia 17 de dezembro na Culturgest, em Lisboa. Entre os critérios de seleção, o projeto deve estar em execução e ter iniciado pelo menos seis meses antes da data de submissão da candidatura, devendo manter-se em funcionamento nos 12 meses seguintes à mesma.  

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.