Preço dos refrigerantes de alto GWP em baixa na Europa

FOTO NOPPARUJ LAMAIKUL/ UNSPLASH

Christina Genet

Para a realização deste estudo, a consultora Öko-Recherche utilizou informação proveniente de 56 empresas em 10 Estados-Membros da União Europeia.

Um relatório encomendado pela Comissão Europeia indica uma descida dos preços dos refrigerantes de elevado GWP na Europa. Os dados do segundo trimestre de 2025 são inferiores aos valores registados no mesmo trimestre do ano anterior, revela a consultora independente Öko-Recherche, autora do estudo. 

Segundo o relatório, os preços dos gases fluorados R410A, com um GWP de 2088, e R134A, com um GWP de 1470, diminuíram 3 %. No entanto, não foram recolhidos dados relativos ao refrigerante R404A. De um modo geral, o mercado de refrigerantes da UE terá permanecido estável em termos de oferta, sem indícios de limitações regionais de disponibilidade ou de escassez.

O relatório baseia-se em informação fornecida por 56 empresas de 10 Estados-Membros da União Europeia, maioritariamente da Alemanha, França, Polónia e Itália. Entre estas, contam-se três produtores de gás, 16 distribuidores de gás, 27 fabricantes de equipamento original (OEM) e 10 entidades do setor dos serviços.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.