Pegada Ambiental e Análise do Ciclo de Vida – Desafios do Ecodesign

A pegada ambiental da humanidade é de cerca de 1,6 Terras e continua a crescer. É imperativo atuar de forma a garantir a sustentabilidade do planeta.
A União Europeia, com o “New Green Deal”, visa ajustar a forma como se produz e se consome dentro dos limites planetários e dissociar o crescimento económico do uso intensivo de recursos. Entre as políticas emblemáticas do New Green Deal estão o pacote “Fit-for-55” e o novo Plano de Ação para Economia Circular, que visam colocar a UE no caminho da redução das emissões de gases de efeito estufa em 55 % até 2030 e reduzir o desperdício, implementando a economia circular.
A nova proposta da Comissão Europeia (CE) para o Regulamento de Ecodesign para Produtos Sustentáveis (ESPR), que substitui a Diretiva de 2009, estende formalmente o âmbito do Ecodesign, aplicando-o a “qualquer bem físico que seja colocado no mercado ou colocado em serviço, incluindo componentes e produtos intermediários”, e tem maior foco na circularidade, durabilidade, reparabilidade e reciclabilidade de produtos. (...)
Por Ana Fernandes, vogal da direção da EFRIARC
Outros artigos que lhe podem interessar