Pacto Global pela Qualidade do Ar Interior lançado na sede da ONU

FOTO FRANCESCA TOSOLINI/ UNSPLASH
Christina Genet
A iniciativa internacional surge na sequência do reconhecimento pela ONU e pela OMS da qualidade do ar como direito humano em 2022.
No passado dia 23 de setembro, realizou-se na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque um encontro dedicado à Qualidade do Ar Interior (QAI). Parceiros internacionais, líderes políticos, cientistas e entidades especializadas no setor, como a REHVA ou a EVIA, reuniram-se para lançar o Pacto Global pela Qualidade do Ar Interior.
O documento declara a QAI como um direito humano fundamental e uma questão central de saúde pública, incentivando governos, organizações não-governamentais, cidades, universidades entre outros, a tomar medidas concretas para a sua proteção. Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a ONU já tenham reconhecido em 2022 o ar limpo como direito humano, esta iniciativa pretende destacar em particular a importância do ar interior.
Entre os objetivos principais contam-se o reforço da preparação para futuras pandemias, prevenindo a transmissão aérea de vírus, a adaptação às alterações climáticas e a resposta às consequências de incêndios florestais, inundações e poluentes transportados pelo ar. Os signatários comprometem-se ainda a promover a ação através da publicação de linhas orientadoras, do reforço da colaboração entre os setores público, privado e associativo, bem como da partilha de conhecimentos e de iniciativas educativas dirigidas ao público em geral.
Outros artigos que lhe podem interessar