O papel da interatividade da rede na descarbonização

  • 14 março 2024, quinta-feira
  • Gestão

Fotografia: D.R.

A ASHRAE lançou um guia acerca do papel da interatividade da rede nos processos de descarbonização.

“Grid-Interactive Buildings for Decarbonization: Design and Operation Resource Guide” é o segundo de uma série de guias desenvolvidos pela task force da ASHRAE para a descarbonização do edificado, e proporciona informação sobre a maximização da redução do carbono através da interação dos edifícios com a rede elétrica.

Os edifícios podem interagir com a rede. Utilizam tecnologia inteligente, fontes de energia renovável e sistemas de armazenamento de energia para otimizar o consumo e geração de energia. Estas características permitem responder em tempo real aos sinais da rede, reduzindo as necessidades globais e as emissões de gases com efeito de estufa, como explicou o presidente da task force da ASHRAE, Kent Peterson, citado em comunicado da organização. O responsável entende mesmo que a integração dos edifícios e da rede é um componente crítico do processo de descarbonização. A ASHRAE lançou este guia pelo facto de se tratar de um foco emergente entre profissionais da construção.

A descarbonização da rede elétrica requer uma mudança no sentido de uma relação dinâmica entre rede e edifícios. Esta abordagem permite que os edifícios respondam de forma flexível às condições da rede, incluindo taxas de emissão de carbono que variam com o tempo. Os anos mais recentes têm visto um aumento desta dinâmica bidirecional, com a integração de fontes de energia renovável, preocupações relativamente à fiabilidade da rede e o impacto de fenómenos climáticos extremos. Estas questões têm levado os diferentes atores a aferir novamente o papel que os edifícios podem desempenhar no apoio à fiabilidade da rede e à descarbonização, ao redesenhar os seus padrões de consumo de energia.

O guia reúne boas práticas, considerações acerca do design e guidelines operacionais para ir de encontro às três questões fundamentais acerca da integração da rede: Emissões de carbono reduzidas, Poupança e Resiliência.

Embora o guia esteja centrado em edifícios comerciais e multifamiliares, também inclui aspetos relevantes para os setores residencial e industrial. Também são deixadas recomendações operacionais para edifícios novos e existentes.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.