Número de pessoas certificadas em alternativas ao F-gas aumentou

  • 27 janeiro 2025, segunda-feira
  • Gestão

FOTO SIGMUNDO UNSPLASH

A AREA divulgou os resultados do seu inquérito interno acerca da formação e certificação em F-gas e refrigerantes alternativos. 

A AREA é uma associação que abrange 18 países da União Europeia e o inquérito revela um aumento no número de pessoas certificadas em gases F com formação em alternativas àquele refrigerante aumentou face a 2021. 

Na Associação AREA existem cerca de 367 mil funcionários de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor certificados em F-Gas, dos quais 21 % formaram-se em CO2 e 12 % em amoníaco. Na União Europeia, os HFO têm a maior taxa com 40 %, sendo que pontuam entre os 29 % e 19 % conforme o equipamento é pequeno ou grande. 

Ainda assim, a AREA prevê a necessidade de formar mais de 115 mil técnicos, de forma a suprir as necessidades abertas pela descontinuação de refrigerantes estipulada pelo regulamento adotado em fevereiro de 2024.

No inquérito revelado, alerta-se para o risco da escassez de empreiteiros com formação em refrigerantes alternativos. A certificação obrigatória em refrigerantes alternativos contribui para o aumento do número de contratantes com o nível de competências necessárias para garantir o manuseamento seguro, eficiente e fiável dos refrigerantes. 

Os objetivos da União Europeia para implementar bombas de calor exigem a formação de 150 mil técnicos na instalação de pelo menos 10 milhões de bombas de calor até 2027.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.