LG Electronics impulsiona projetos de I&D em AVAC

Christina Genet

A Universidade Yonsei na Coreia do Sul, a Tianjin University na China e a University of Florida nos EUA fazem parte dos parceiros de investigação no setor do AVAC da multinacional sul-coreana.

A LG Electronics tem promovido a implementação de programas de Investigação & Desenvolvimento na conceção de inovações em aquecimento, ventilação e ar condicionado. Um destes projetos internacionais em que a multinacional sul-coreana está envolvida é o Global Heat Pump Consortium que realiza investigação em bombas de calor.

O agrupamento de investigação divulgou recentemente um estudo sobre a bomba de calor Air-to-Air (AAHP) da LG. Realizados na Noruega, os resultados dos testes, sugerem que o sistema do equipamento, baseado em R32, pode consumir menos até 90 % de energia. Além disso, pode reduzir as emissões de carbono em cerca de 99 % quando comparado com caldeiras convencionais a gasóleo.

A LG colaborou também com a Universidade Yonsei na Coreia do Sul, desenvolvendo um projeto de investigação sobre métodos para eliminar alergénios em espaços interiores. O trabalho já demonstrou que a aplicação de dióxido de titânio fotocatalisador reduz a presença de diversos inalantes no ar associados a reações alérgicas. Na próxima etapa, o objetivo será desenvolver um sistema de tratamento do ar capaz de captar e remover eficazmente diferentes tipos de alergénios interiores.

Limitar substâncias nocivas no ar após incêndios florestais

Continuando no segmento da qualidade do ar interior, a LG trabalhou em conjunto com a Tianjin University na China, sobre o desempenho a longo prazo dos purificadores de ar em lares chineses típicos, tendo em conta a utilização frequente de óleos na cozinha. Os resultados revelaram que a capacidade do filtro para remover partículas em suspensão diminui acentuadamente em ambientes com elevadas concentrações de fumos de óleo. O estudo mostrou também que o filtro integrado de poeiras e desodorização da LG funciona quase duas vezes mais rápido e com o dobro da capacidade em comparação com filtros de desodorização convencionais. Os mais recentes purificadores da LG já estão equipados com esta tecnologia.

Por fim, a LG também se associou com a Universidade de Florida nos EUA para um projeto de investigação qui visa encontrar soluções para reduzir substâncias nocivas no ar resultantes de incêndios florestais. Neste contexto, foi descoberto o impacto de diferentes variáveis ambientais na formação de aerossóis orgânicos secundários (SOA). Os resultados do estudo foram publicados nas revistas científicas Atmospheric Chemistry and Physics e Science of the Total Environment.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.