Estudo revela impacto dos purificadores de ar nas escolas

FOTOGRAFIA: WOKANDAPIX/ PIXABAY
Christina Genet
Para realizar o trabalho universitário, um grupo de investigadores do EIEE analisou o comportamento de estudantes em 95 salas de aula de cinco escolas diferentes em Milão, Itália.
A instalação de purificadores de ar nas escolas pode ter efeitos nos hábitos dos alunos. É o que revela um estudo de um grupo de investigadores do Instituto Europeu de Economia e Ambiente (EIEE) em Milão, publicado em junho de 2025, e cofinanciado pelo fundo NextGenerationEU da União Europeia (UE).
Embora seja sabido e cientificamente que a poluição do ar interior constitui um problema de saúde pública que contribui para a mortalidade infantil a nível mundial, os investigadores pretenderam avaliar a eficácia dos purificadores de ar nas escolas para reduzir a taxa de absentismo. Para tal, estudaram a rentabilidade e a eficácia da instalação dos equipamentos em salas de aula de cinco estabelecimentos escolares em Milão – uma área geográfica conhecida pela degradação da qualidade do seu ar.
Os resultados foram mais do que convincentes. Com uma redução de 32 % na poluição do ar interior devido à instalação dos equipamentos de purificação, observou-se uma diminuição de 12,5 % nas ausências às aulas. O estudo mostrou que este efeito é particularmente pronunciado nos alunos com uma taxa de absentismo de base mais elevada. Outra constatação do trabalho: a redução das ausências ocorre mais frequentemente na primavera e no verão do que no inverno, altura do ano em que os níveis de poluição são particularmente elevados.
O estudo demonstrou ainda que a instalação de purificadores de ar reduz significativamente a probabilidade de os alunos desenvolverem sintomas respiratórios e melhora em geral a sua saúde. Além disso, tem efeitos significativos na perceção da qualidade do ar nas salas de aula por parte dos alunos, embora não tenha conseguido evidenciar um grande impacto nos comportamentos de ventilação ou de ocupação dos espaços.
Outros artigos que lhe podem interessar