Gastos globais com tecnologias de eficiência energética atingem 153 mil milhões de dólares americanos até 2030
- 19 dezembro 2024, quinta-feira
- Gestão

[NASA/UNSPLASH]
Os gastos mundiais com tecnologias de eficiência energética vão contribuir com uma redução de 25 % nas emissões necessárias para alcançar a meta de emissões líquidas zero.
Segundo o relatório da empresa ABI Research, os investimentos globais agregados em tecnologias de eficiência energética vão passar de 106 mil milhões de dólares americanos, em 2024, para 153 mil milhões em 2030. Este número resulta do avanço na eletrificação através de tecnologias que melhoram a eficiência energética elétrica, que se mostram cada vez mais importantes para alcançar as metas de emissão líquida zero e reduzir custos.
As tecnologias e equipamentos para melhorar a eficiência energética podem ser organizadas nas seguintes categorias:
-
Edifícios comerciais: controlo de iluminação em rede e sensores de ocupação para iluminação e aquecimento automatizados; gestão de energia baseada em inteligência artificial; bombas de calor e equipamentos HVAC eficientes em termos de energia; tecnologias de isolamento.
-
Indústria: a utilização de digital twins na produção e consumo de energia, automação de fábricas, software de design e otimização de processos de fabrico; fornos a arco elétrico; motores elétricos eficientes em termos de energia (compressores, ventiladores, bombas).
-
Transporte e cadeia de abastecimento – empilhadoras elétricas; eletrificação de frotas; software avançado de rastreamento; software suites improving end-to-end supply chain efficiencies (control towers).
Outros artigos que lhe podem interessar