Inquérito da EPREL Services analisa os comportamentos de compra na Europa

IMAGEM MVOPRO/ PIXABAY

Christina Genet

A maioria dos consumidores europeus utiliza e confia na informação online para tomar decisões de aquisição mostra o inquérito do projeto europeu.

O projeto EPREL Services, do qual faz parte a DECO PROteste em Portugal e os membros europeus da Euroconsumers, acaba de publicar os resultados de um inquérito sobre as decisões de compra dos consumidores europeus. O estudo revelou que 90 % dos participantes confiam fortemente na informação online antes de comprar um produto.

A Base de Dados Europeia de Produtos para Rotulagem Energética (EPREL) é uma fonte online acessível em toda a União Europeia que permite pesquisar, filtrar e comparar rapidamente produtos com rotulagem energética, com classificações de eficiência harmonizadas, detalhes técnicos e dados sobre os custos de funcionamento. Cofinanciado pela União Europeia, o Projeto EPREL Services visa promover o impacto e a utilização da base de dados através do desenvolvimento de uma nova aplicação web modular e da melhoria das plataformas de informação sobre produtos existentes.

Eficiência energética e preço influenciam a decisão de compra

O inquérito revelou que os consumidores da UE atribuem maior importância à exaustividade da informação sobre os produtos e aos filtros de pesquisa, seguidos da capacidade de comparar produtos e ordená-los por preço, características ou marca. Parece ainda que as plataformas de avaliação, os testes de produto e as ferramentas de comparação de preços estão entre os recursos mais utilizados.

No que diz respeito a equipamentos eletrodomésticos e sistemas de aquecimento e ar condicionado, o consumo e a eficiência energética são os critérios mais influentes, juntamente com o preço de compra, o custo total de propriedade e os custos de funcionamento. Para produtos eletrónicos de consumo, pelo contrário, o preço de compra inicial destaca-se como o fator decisivo, enquanto o consumo de energia e os custos de funcionamento têm um peso menor.

Os consumidores atribuem grande importância à garantia em todas as categorias de produtos, o que reflete uma preocupação com a durabilidade. Para o desenvolvimento futuro da EPREL, apontaram ainda a necessidade de aumentar a visibilidade dos recursos da plataforma e de melhorar a clareza e a acessibilidade da informação técnica.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.