Novo empreendimento sustentável em Castenaso, Bolonha

A cidade de Castenaso, na região de Bolonha, acolhe um novo empreendimento habitacional, a Residenza I Girasoli, desenvolvido para a cooperativa Abitcoop. O conjunto habitacional está inserido numa zona climática subtropical húmida, o que exigiu soluções construtivas adaptadas para maximizar o conforto térmico ao longo do ano.
Características do empreendimento
A Residenza I Girasoli é composta por dois edifícios idênticos, Pilot A e Pilot B. Ambos com três andares acima do solo e um total de 13 apartamentos (seis no Edifício A e sete no Edifício B). O projeto dá ênfase à necessidade de espaços ao ar livre, incorporando varandas amplas em cada habitação.
O empreendimento tem uma área bruta total de 929,92 m² para o Edifício A e 722,21 m² para o Edifício B, com uma média de 75 m² por apartamento. O espaço envolvente inclui áreas verdes.
Soluções tecnológicas e eficiência energética
De acordo com a Eurac Research, a Residenza I Girasoli incorpora tecnologias de última geração para aquecimento, arrefecimento e ventilação, visando maior eficiência energética e conforto. Os sistemas de aquecimento e arrefecimento são descentralizado e utilizam bombas de calor ar-água e geotérmicas, distribuindo o calor por radiadores. Como sistema de apoio, foi instalada uma unidade de ar condicionado para aquecimento, arrefecimento e desumidificação.
A ventilação é garantida por um sistema mecânico equilibrado com recuperação de calor ao nível do edifício, apartamento ou divisão, complementado por ventilação natural sem automação.
Foram instaladas ventoinhas de teto como complemento do sistema de arrefecimento.
A água quente sanitária (AQS) é integrada com o sistema de aquecimento.
Foi instalado sistema HMS em cloud que permite a interação do utilizador para otimização do consumo energético.
Outros artigos que lhe podem interessar