EDP e MERLIN estão a desenvolver centros de dados limpos
- 06 agosto 2025, quarta-feira
- Gestão

DR
Christina Genet
Para alimentar os novos centros de dados, a EDP pretende recorrer a centrais solares que poderão atingir até 100 MWp de capacidade instalada.
No concelho de Vila Franca de Xira, a cerca de 20 km de Lisboa, vai abrir portas o primeiro campus de data centers neutro em carbono em Portugal. O projeto resulta de uma parceria entre a EDP, do setor das energias renováveis, e a MERLIN, empresa imobiliária e de infraestruturas na Península Ibérica, especializada na gestão de ativos imobiliários comerciais e de centros de dados.
A colaboração insere-se num contexto em que a procura por soluções de energia renovável para alimentar infraestruturas tecnológicas continua a crescer. O objetivo é abastecer os novos centros de dados com fontes de energia limpa. Para tal, a EDP prevê implementar um projeto de energia solar descentralizada, com centrais solares que poderão atingir até 100 MWp de capacidade instalada.
Com o desenvolvimento dos centros de dados a ser impulsionada pela expansão da Inteligência Artificial, a procura por fontes de energia limpa está também a aumentar de forma significativa. Para Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP, “a Península Ibérica está especialmente bem posicionada para liderar este crescimento, graças às suas fortes capacidades, recursos renováveis abundantes e preços de energia competitivos.”
Outros artigos que lhe podem interessar