Disponível segunda edição da AVAC Magazine


© M2020 / Shutterstock

Estimados Leitores(as),

Finalmente chegou o dia de vos reencontrar nestas linhas que precedem a vossa leitura do número 2 da AVAC Magazine, a revista oficial da EFRIARC.

Finalizado o CIAR 2022 (XVI Congresso Iberoamericano de Ar Condicionado e Refrigeração), após um curto interregno para recuperar forças, voltámos às nossas atividades associativas com os olhos postos no futuro. E o futuro passa, no imediato, pela realização do 23º Seminário de Outono – Produção Térmica, Eficiência e Descarbonização (24 de novembro, Ramada Lisbon Hotel, Av. Eng. Arantes e Oliveira 9, 1900-221 Lisboa) para o qual se encontram desde já convidados.

Não querendo desmerecer do interesse e da pertinência das apresentações técnicas que ali decorrerão, compete-me também fazer-nos olhar para o passado, nomeadamente no que à EFRIARC diz respeito. É que este ano completámos 30 anos de existência, devido não só ao esforço coletivo de um conjunto de pessoas que em 1992 constituíram legalmente a EFRIARC (os seus Membros Fundadores), mas também de todos aqueles que lhe deram continuidade e impulso através dos diversos mandatos dos Órgãos de Direção. No decurso do 23º Seminário de Outono faremos as devidas evocações e celebrações.

Entretanto, aproveito este editorial para vos dar a conhecer a nova Direção da Comissão Técnica da EFRIARC, composta pelos associados Eng. José Chaves Pereira (Presidente), Eng. Pedro Pereira (Vice-Presidente) e Eng. Rui Cavaca Marcos (Secretário), os quais, conjuntamente com o novo Gestor de Formação (Eng. Rogério Duarte), nos ajudarão a delinear um conjunto de atividades interessantíssimas, tais como cursos de formação, tardes técnicas, seminários, etc., para o ano de 2023.

Para terminar, queria partilhar convosco as seguintes preocupações/reflexões relacionadas com a renovação da EFRIARC para os próximos anos:

  • Onde encontrar pessoas dispostas a “perderem” um pouco do seu tempo para partilharem com o setor da climatização e da refrigeração os seus conhecimentos e competências?
  • Onde param os jovens licenciados que estão a ingressar no mercado de trabalho?
  • Como destacar e promover as inúmeras “Women in the Refrigeration and Air-conditioning Industry” (programa da UN environment) que todos vamos conhecendo e que parecem não (querer) ter rosto no panorama nacional?

Boas leituras!

Editorial da Avac Magazine nº 2 jul/dez 2022

Luis P. C. Neto

Diretor da Avac Magazine

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@avacmagazine.pt

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.