REDI4HEAT: implementação da diretiva europeia das renováveis no setor do aquecimento e do arrefecimento

Foto: Alfonso Escu /Unsplash
A Agência para a Energia ADENE publicou na sua revista digital um conjunto de projetos europeu de relevo ligados à inovação na transição energética. Entre os projetos destaca-se a REDI4HEAT.
O REDI4HEAT tem como principal missão a revisão da Diretiva Europeia das Renováveis, que traz novas metas para a integração de energias renováveis no sector do aquecimento e arrefecimento. O aquecimento e o arrefecimento representam 50 % da procura de energia na Europa e 80 % do consumo de energia nas habitações, sendo a descarbonização deste sector crucial para a descarbonização do sector energético.
O projeto REDI4HEAT tem como objetivo estudar soluções para a integração de energias renováveis no setor do aquecimento e arrefecimento, alinhando-se com as metas estabelecidas na Diretiva Europeia das Renováveis. Em particular, visa contribuir para o aumento da quota de energia renovável neste setor em cada Estado-Membro, com um crescimento mínimo de 0,8 pontos percentuais por ano entre 2021 e 2025 e de 1,1 pontos percentuais por ano entre 2026 e 2030, tomando como referência os valores registados em 2020.
O estudo centra-se no mapeamento de ferramentas e recursos existentes, com o intuito de impulsionar novas políticas, estratégias e mecanismos de financiamento que facilitem uma integração mais rápida das energias renováveis. Os resultados obtidos serão um contributo para a revisão do Plano Nacional Energia e Clima (PNEC).
Numa perspetiva mais ampla, o REDI4HEAT pretende estabelecer um roadmap para a descarbonização do setor do aquecimento e arrefecimento, ajustado ao contexto dos Estados-Membro participantes. Para isso, o projeto identifica barreiras à adoção de soluções renováveis e propõe medidas para acelerar a integração de sistemas e tecnologias sustentáveis, promovendo a transição energética neste setor.
Entre as principais recomendações, recursos e ferramentas a desenvolver no âmbito do REDI4HEAT, destacam-se: plataforma de consulta, que reúne instrumentos, políticas, estratégias e mecanismos de financiamento desenvolvidos neste e noutros projetos similares, facilitando o acesso a informação relevante para acelerar a integração das energias renováveis; cenarização de medidas para a descarbonização, que se trata de uma avaliação de cenários alinhados com a nova Diretiva das Renováveis, contribuindo para a revisão do Plano Nacional Energia e Clima (PNEC); formação e capacitação, direcionada para os principais intervenientes da cadeia de valor, incluindo projetistas, instaladores, técnicos municipais e outros profissionais do setor; materiais de comunicação e disseminação, que consiste na produção de conteúdos para apresentação dos resultados do projeto em eventos nacionais, divulgação através da Rede EnR e publicação nas redes sociais, promovendo a sensibilização e o envolvimento do público-alvo.
O projeto começou em Outubro de 2022 e terminará em Setembro de 2025.
Outros artigos que lhe podem interessar