Na Dinamarca, bombas de calor usam água do mar para aquecer uma cidade

FOTO ADI FAUZANTO/ UNSPLASH

Christina Genet

O sistema pode produzir cerca de 280 000 MWh de calor limpo por ano, o maior desempenho alcançado no mundo até agora.

A Dinamarca aposta na descarbonização, nomeadamente em Esbjerg, cidade já equipada com duas bombas de calor de escala industrial que fornecem calor proveniente diretamente do Mar de Wadden. O objetivo é substituir, a médio prazo, a central a carvão e alcançar a descarbonização total até 2030. 

Fabricadas pela empresa alemã MAN Energy Solutions, por encomenda da DIN Forsyning, as bombas de calor conseguem extrair calor da água do mar, utilizando CO2 como refrigerante natural para garantir o seu transporte, e um compressor hermeticamente selado e acionado eletricamente para gerar mais calor. Cerca de 280 000 MWh de calor limpo são assim gerados anualmente para os 100 000 habitantes desta cidade costeira – um desempenho recorde a nível mundial. 

Ao ligar a produção de eletricidade à distribuição de calor, o sistema também é capaz de utilizar o excesso de energia solar e eólica, convertendo-o em calor que pode ser armazenado para dias com pouco sol ou vento, ajudando a equilibrar a rede, sempre que necessário. 

Sendo o Mar de Wadden reconhecido como Património Munidal da UNESCO, optou-se pelo CO2 como refrigerante natural, de forma a proteger o parque natural. 

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.