Descarbonização do ambiente construído
Durante anos, a descarbonização assumiu a liderança nas conversas sobre o futuro do ambiente construído. Globalmente, têm sido propostas e implementadas soluções para alcançar uma economia de baixo carbono ou mesmo descarbonizada, com uma série de novas tecnologias e recursos cada vez mais disponíveis para engenheiros consultores, projetistas e proprietários de edifícios que desejam descarbonizar. Este artigo inclui conselhos e conhecimentos práticos sobre a descarbonização de edifícios.
Que soluções baseadas na tecnologia contribuem para a descarbonização?
Comecemos pelas maiores fatias do consumo de energia – sabendo que cerca de 80 % do fornecimento energético mundial é hoje, de alguma forma, baseado no carbono, como vamos usar menos carbono? Como podemos tornar os edifícios mais eficientes? É aí que entram as tecnologias e as estratégias para evitar as emissões, e é aí que a ASHRAE tem uma das maiores oportunidades - como podemos fazer com que os edifícios usem menos energia em geral?
O combustível que entra nos edifícios é de âmbito 1: combustíveis fósseis queimados diretamente no local. Portanto, existe um caminho muito claro sobre o que é preciso fazer se se estiver a tentar descarbonizar. Mas existe a outra parte – muitas vezes mais de metade – a eletricidade. A esta chamamos de âmbito 2 e dizemos: “Onde é que essa eletricidade está a ser produzida e de onde vem?”.
Entrevista com Paul Torcellini
PhD., engenheiro profissional, membro da ASHRAE
Artigo completo na Avac Magazine nº 9, julho/ setembro 2024
Outros artigos que lhe podem interessar