Daikin testa em Manchester eficácia das bombas de calor

A Daikin Europe assinou uma parceria, com duração de cinco anos, com o município de Manchester para reequipar até mil habitações com equipamento com um baixo nível de emissão de carbono.

O acordo, que é o primeiro do género entre uma cidade-região britânica e uma empresa japonesa, permitirá ao município de Manchester tornar-se um “banco de ensaio” para novas tecnologias e serviços com um consumo quase zero líquido de energia, ao mesmo tempo que impulsiona o investimento e a criação de emprego na cidade-região.

Através das experiências no município de Manchester, a Daikin pretende criar soluções exemplares de aquecimento, ar condicionado, ventilação e refrigeração (AVAC&R) no Reino Unido.

Para o presidente da Câmara de Manchester, Andy Burnham, esta parceria faz parte dos planos “ambiciosos e baseados na ciência” para se tornarem neutros em carbono até 2038.

“Queremos ligar os pontos entre a descarbonização das nossas casas e edifícios, a promoção do consumo quase zero líquido de energia e o desenvolvimento de competências nas indústrias verdes do futuro. Esta parceria com a Daikin proporcionará uma base sólida para mais oportunidades de levar esses empregos ecológicos, essas competências e esse investimento até ao município de Manchester”.

A Daikin planeia fornecer soluções AVAC&R para acelerar a descarbonização de edifícios no município de Manchester, ou seja, soluções que incluem a instalação de sistemas comerciais de aquecimento e arrefecimento utilizando tecnologia de bomba de calor em edifícios públicos e fornecendo controlo de poupança de energia através de monitorização remota.

Este protocolo inclui ainda o desenvolvimento de programas de formação com escolas e centros de desemprego do município de Manchester, bem como a criação de um sistema de qualificação oficial.

De acordo com a Daikin, ainda dentro do protoloco está incluída a monitorização remota dos sistemas de AVAC&R e a utilização de dispositivos de uso pessoal alimentados por inteligência artificial para os trabalhadores, para tornar mais fácil a reparação de equipamento numa abordagem completamente diferente do passado.

“Estamos empenhados em dar um contributo significativo para a descarbonização do município de Manchester. Continuaremos a participar em parcerias público-privadas e, como empresa líder no mercado europeu de bombas de calor, iremos implementar novas tecnologias ambientais em todo o Reino Unido e no resto da Europa”, disse o presidente do Conselho de Administração da Daikin Europe e diretor executivo sénior da Daikin Industries, Masatsugu Minaka.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.